Balu Mágico Football Club

Desde 2006 este site é dedicado ao maior fenômeno futibolístico de todos os tempos: O Balu Mágico Football Club. Apoiado na cultura do futebol contra-hegemônico, onde encontra na seleção do Timor Leste de futsal seu maior expoente, este time conquista cada vez mais fãs com seu futebol mambembe.

7.2.08

Eu te disse, eu te disse!!

Cerveja contra-hegemônica confirma posição de destaque


Quando alguém diz gostar de uma ou outra cerveja, e esta é mais barata, logo é tida como de qualidade inferior, e sendo mais cara, logo será tida como de qualidade superior. O blog do BM defere agora mais um golpe narcísico. A última vítima foi com os cachorro-de-madame. Com relação ao paladar, as vítimas anteriores foram a sobremesa mais cara do mundo e a enologia, ao mostrarmos que preço não tem nada a ver com qualidade e que o prazer proporcionado pelo vinho é melhor explicado pelo preço do que por um pretenso padrão estético transcendente à cultura. Em outras palavras, trata-se de mera construção mercadológico-social e não de um padrão transcendental gustativo acessível às pessoas de "bom gosto" ou "gosto refinado". Agora o golpe é com relação à cerveja.


Ao final dos anos 1990, a Antártica era a melhor cerveja Pilsen do mundo e a Brahma era a número 1. Juntaram-se na Ambev e diz-se, por uma briga de vaidades entre os antes inimigos e agora sócios, decidiu-se investir na terceira via, a Skol, então recentemente adquirida pela Brahma. Deu no que deu. A minguada Skol, antiga concorrente da Kaiser e da Malte 90, virou preferência nacional após intensos e longitudinais investimentos em publicidade.


Já outras cervejas são injustiçadas pela publicidade hegemônica neo-liberal ou do boca à boca. A Kaiser, acredito (tal opinião não expressa a de outros participantes deste blog) é uma das injust
içadas. Vem apelando sistematicamente que seu julgamento seja feito com base em critérios modernos, científicos do teste cego (no próprio site da empresa é possível aprender como fazer o teste cego, e baixar um formulário para auxiliar na pesquisa) e não à tradição (que diz que a kaiser é uma cerveja ruim).


Outra injustiçada é a Cintra. Reproduzo aqui parte de uma pesquisa feita pela revista pioneira em teste de mercadorias, “Pro-Teste”. Clique na imagem para ampliá-la.